O que são Fábulas?

As Fábulas são pequenas narrativas, escritas em prosa ou em verso, onde se utiliza a ficção simbólica para transmitir uma lição de moral.

Estes pequenos contos referem-se a diversas atitudes tomadas pelos humanos, tais como, a disputa entre fracos e fortes, a bondade e a maldade, a gratidão e a ingratidão e a ganância e a ingenuidade.

No final de cada história destaca-se uma moral, podendo estar implícito um provérbio ou não, como por exemplo, “Nunca faças aos outros o que não gostas que te façam a ti”, (Fábula “Raposa e a Cegonha”).

   As fábulas são narrativas que remontam à antiguidade, sendo possivel dizer que são tão antigas quanto as conversas dos homens, pois já existe referência destas em textos suméricos de 2000 a.C. Estas pequenas histórias surgiram no Oriente, através de um escravo chamado Esopo, que viveu no século VI a. C, na Grécia Antiga.

 

Origem em latim A palavra “fábula” deriva do latim “fabulare” que significa conversar ou narrar.

 

Pequena Narrativa em que se aproveita a ficção alegórica para sugerir uma verdade ou reflexão de ordem moral, com intervenção de pessoas, animais e até entidades inanimadas”. Michaelis


Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

Website gratis Webnode